O objectivo principal deste estudo é contribuir com pesquisas teórico-empíricas relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem à distância. Para isso, propõe-se uma plataforma académica de ensino e aprendizagem à distância, baseada na modalidade e-learning e vídeo-conferência, que prima por uma aprendizagem activa, significativa e autónoma. Este estudo centra-se nos paradigmas anti-positivista e da teoria crítica, embora com recurso, em alguns casos, ao paradigma positivista na abordagem dos aspectos quantificáveis das estruturas e do comportamento da actividade humana. A fim de atingir os objectivos pretendidos, este estudo pressupôs a realização da pesquisa seguindo a abordagem qualitativa complementando-a com a quantitativa. De acordo com os objectivos definidos, a pesquisa foi de carácter exploratório e documental utilizando procedimentos metodológicos múltiplos predominantemente provindos da pesquisa-acção. Para se chegar ao constructo final, a pesquisa passou por quatro etapas principais: i) diagnosticar a situação do uso das TICs por parte de professores de Ciências Naturais e Matemática do Ensino Secundário Geral; ii) adaptar e implementar conteúdos de um módulo presencial para serem ministrados à distância, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para professores em exercício de Ciências Naturais e Matemática; iii) reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação e iv) avaliar um módulo, ministrado à distância, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem para professores em exercício de Ciências Naturais e Matemática. Ao final da quarta etapa, concluíu-se que a interacção e a participação podem ser melhoradas através de ferramentas de comunicação mediada por computador, podem ser eficazmente suportadas actividades colaborativas e podem ser criados ambientes enriquecidos e autênticos, criando condições facilitadas para estender o ambiente de aprendizagem à sociedade e ultrapassar compreensões de âmbito muito local. A plataforma académica integrada de e-learning e vídeo-conferência, oferecendo um conjunto alargado e integrado de funcionalidades, permite nomeadamente a criação de ambientes distribuídos que podem suportar novas abordagens na qualificação de professores de Ciências Naturais e Matemática, contribuindo assim para a construção dos contextos de desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.
Keywords: Constructo, E-learning, Ensino à distância, Vídeo-conferência, Plataforma académica.
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